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SEMINÁRIO A - O QUE MUDA NA CONTRATAÇÃO PÚBLICA A 1 DE JANEIRO DE 2018 PDF Imprimir e-mail

PARA ENTIDADES PÚBLICAS INCLUINDO AUTARQUIAS e SERVIÇOS MUNICIPAIS:


PELO PROFESSOR LUÍS VALADARES TAVARES


6 de Dezembro - 9he30m à 13h - Hotel Florida - R.Duque de Palmela 34, 1250-098 Lisboa


Objectivos


Este seminário visa esclarecer dirigentes e técnicos designadamente autárquicos sobre as importantes mudanças em vigor a partir de 1 de Janeiro de 2018 relativamente aos procedimentos de formação e de execução dos contratos públicos resultantes da entrada em vigor das Diretivas de 2014 e do Decreto-Lei 111-B/2017 de 31 de Agosto. Este Seminário esclarece as principais dimensões de tais mudanças.


Programa


1 |     As mudanças na preparação da decisão de contratar


2 |     Os novos procedimentos de formação dos contratos dando especial atenção aos novos procedimentos especialmente importantes para as autarquias: consulta prévia, concurso com negociação, novas modalidades de acordo quadro, sistema de aquisição dinâmica também aplicável a pequenas obras e catálogos eletrónicos


3 |    Novos modelos de qualificação de candidatos e de avaliação de propostas


4 |    As novas regras sobre execução dos contratos: avaliação do desempenho, subcontratação e modificações aos contratos (trabalhos a mais e a menos)


Docência


O seminário será ministrado pelo Professor Luís Valadares Tavares - Professor Catedrático do IST e presidente da APMEP e OPET


Oferta de Livro


Será oferecido a cada participante um exemplar do livro: "O Guia da Boa Contratação Pública: As diretivas de 2014 e o Decreto-lei 111-B/2017" de Luís Valadares Tavares
Pode consultar o Índice e os Prefácios aqui: http://opet.pt/IPR.pdf


INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES


Inscrições & Facturação – OPET

Dados de Pagamento: O pagamento deve ser efectuado por transferência bancária, para:

Titular da Conta: OPET Observatório de Prospectiva da Engenharia e da Tecnologia
NIB: 001000003765635000160
N.º de Conta: 03765635 - 000 - 001 - Banco BPI - Balcão IST

OPET - Observatório de Prospectiva da Engenharia e da Tecnologia.
Edifício do IST - Gabinete 2 - N9.9
TagusPark, Porto Salvo - 2780 - 990 OEIRAS
Email: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email
NIPC: 510 962 157


Preço das Inscrições Isentas de IVA, por participante:


•    Sócio APMEP - 145 euros
•    Não Sócio APMEP - 190 euros
•    Estudantes e Estagiários Profissionais - 55 euros

Se Participar no seminário A e B tem desconto automático de 20% no preço do segundo seminário pelo que o custo global dos dois seminários passa a ser de:

•    Sócio APMEP - 260 euros
•    Não Sócio APMEP - 350 euros
•    Estudantes e Estagiários Profissionais - 99 euros


Link Directo para a ficha de Inscrição - INSCRIÇÃO ONLINE


Informações Gerais – APMEP

Gonçalo Marques Mendes – Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email | 915703090

Vasco Borges Moreira – Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email | 917148562


 
SEMINÁRIO - O QUE MUDA NA CONTRATAÇÃO PÚBLICA A 1 DE JANEIRO DE 2018 PDF Imprimir e-mail

PARA EMPRESAS e ENTIDADES ADJUDICANTES:


PELO PROFESSOR LUÍS VALADARES TAVARES


7 de Dezembro - 9he30m à 13h - Hotel Florida - R.Duque de Palmela 34, 1250-098 Lisboa


Objectivos


Este seminário visa apresentar aos técnicos, dirigentes e gestores de entidades adjudicantes e empresas interessadas em serem contratadas pelo sector público quais as principais mudanças que entram em vigor a partir de 1 de janeiro de 2018 por virtude da aplicação das Diretivas de 2014 e do Decreto-lei 111-B/2017.
É urgente conhecer as novas regras para não perder oportunidades oferecidas pelos nossos mercados públicos cujo valor já ultrapassa 16% do PIB!


Programa


1 |   A fundamentação da decisão de contratar


2 |     As novas regras de acesso, designadamente sobre a qualificação, o documento europeu único de contratação pública e o desempenho passado. Como preparar propostas de procedimentos baseados em lotes. A contratação concepção-construção 


3 |     Os novos procedimentos: concurso público com negociação (procedimento de negociação), acordo quadro com múltiplos co-contratantes e plena especificação (quase-mercado), sistemas de aquisição dinâmica (também aplicável a pequenas obras públicas), catálogos electrónicos.


4 |    Os novos modelos de avaliação de propostas, designadamente em função do rácio qualidade/preço e do custo ao longo do ciclo de vida


5 |    Como preparar propostas vencedoras?


6 |    A execução dos contratos e as novas regras sobre subcontratação e modificações dos contratos (trabalhos a mais e a menos)


Docência


O seminário será ministrado pelo Professor Luís Valadares Tavares - Professor Catedrático do IST e presidente da APMEP e OPET


Oferta de Livro


Será oferecido a cada participante um exemplar do livro: "O Guia da Boa Contratação Pública: As diretivas de 2014 e o Decreto-lei 111-B/2017" de Luís Valadares Tavares
Pode consultar o Índice e os Prefácios aqui: http://opet.pt/IPR.pdf


INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES


Inscrições & Facturação – OPET

Dados de Pagamento: O pagamento deve ser efectuado por transferência bancária, para:

Titular da Conta: OPET Observatório de Prospectiva da Engenharia e da Tecnologia
NIB: 001000003765635000160
N.º de Conta: 03765635 - 000 - 001 - Banco BPI - Balcão IST

OPET - Observatório de Prospectiva da Engenharia e da Tecnologia.
Edifício do IST - Gabinete 2 - N9.9
TagusPark, Porto Salvo - 2780 - 990 OEIRAS
Email: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email
NIPC: 510 962 157


Preço das Inscrições Isentas de IVA, por participante:


•    Sócio APMEP - 145 euros
•    Não Sócio APMEP - 190 euros
•    Estudantes e Estagiários Profissionais - 55 euros


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Informações Gerais – APMEP

Gonçalo Marques Mendes – Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email | 915703090

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1ª Jornada de Debate sobre sobre o NOVO CÓDIGO DOS CONTRATOS PÚBLICOS PDF Imprimir e-mail

JÁ APROVADO PELO CONSELHO DE MINISTROS A 18 DE MAIO DE 2017


21 de JUNHO de 2017


 UNIVERSIDADE LUSIADA - Rua Da Junqueira 188-198, 1349-001 Lisboa


I.    OBJETIVOS


Atendendo a que é o primeiro evento realizado após a aprovação do decreto-lei pelo Conselho de Ministros de 18 de Maio de 2017 o qual  irá alterar o atual Código dos Contratos Públicos , são objetivos desta Jornada :

A -    Discutir as principais alterações previstas

B -    Debater questões críticas sobre contratação pública, em especial no que respeita às temáticas da inovação, do modelo de avaliação das propostas, da arbitragem e da regulação dos mercados públicos.


Não deixe de participar nesta primeira oportunidade de atualização da sua informação e dos seus conhecimentos no quadro das profundas mudanças que se preveem para a contratação pública em Portugal !


II. ORGANIZAÇÃO


Prof. Luís Valadares Tavares (Comissão do Programa)
Eng. Gonçalo Marques Mendes - APMEP
Dr. Tiago Tavares -  OPET
Eng. Vasco Borges Moreira - APMEP


III.    PROGRAMA FINAL


09h30 – 09h45   

Boas vindas pelo Magnífico Reitor da Universidade Lusíada, Professor Doutor Afonso d’Oliveira Martins

09h45 – 10h30  
1ª Sessão
Presidente da Mesa: Professor José Sérvulo Correia

Principais exigências de mudança inerentes ao novo código dos contratos públicos:
o    Professor Luís Valadares Tavares (9h45 – 10h10)
o    Professor Nuno Cunha Rodrigues (10h10 – 10h20)
o    Debate (10h20 – 10h30)

10.30h – 11.15h
2ª Sessão
Presidente da Mesa: Dr. Artur Mimoso

•    Como potenciar a inovação e o modelo de avaliação de propostas baseado no critério da proposta economicamente mais vantajosa na contratação pública?
o    Problemas: Dra. Margarida Olazabal Cabral (10h30 – 10h45)
o    Contributos: Professor Luís Valadares Tavares (10h45 – 11h00)
o    Debate (11h00 – 11h15)

11.15h – 11.45h   

Intervalo

11.45h – 12.30h   

3ª Sessão
Presidente da Mesa:  Professor Mário Aroso de Almeida

•    Como potenciar a arbitragem na resolução de litígios inerentes à contratação pública?
o    Problemas: Dr. Lourenço Vilhena de Freitas (11h45 – 12h00)
o    Contributos: Professora Vera Eiró (12h00 – 12h15)
o    Debate (12h15 – 12h30)

12.30h – 13.15h   

4ª Sessão

•    As novas exigências do modelo regulatório:
o    Intervenção pelo Professor Pedro Costa Gonçalves (12h30 – 12h45)
o    Apresentação pelo Dr. Fernando Silva, Presidente do IMPIC (12h45 – 13h00)
o    Debate (13h00 – 13h15)

4. INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES


Inscrições & Facturação – OPET

Dados de Pagamento: O pagamento deve ser efectuado por transferência bancária, para:

Titular da Conta: OPET Observatório de Prospectiva da Engenharia e da Tecnologia
NIB: 001000003765635000160
N.º de Conta: 03765635 - 000 - 001 - Banco BPI - Balcão IST

OPET - Observatório de Prospectiva da Engenharia e da Tecnologia.
Edifício do IST - Gabinete 2 - N9.9
TagusPark, Porto Salvo - 2780 - 990 OEIRAS
Email: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email
NIPC: 510 962 157


Preço das Inscrições Isentas de IVA, por participante:


•    Sócio APMEP - 50 euros
•    Não Sócio APMEP - 95 euros
•    Estudantes e Estagiários Profissionais - 20 euros


Link Directo para a ficha de Inscrição - INSCRIÇÃO ONLINE


Inscrições & Faturação – OPET
Paulo Tiago Tavares – Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email | 969 557 059

Informações Gerais – APMEP

Gonçalo Marques Mendes – Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email | 915703090

Vasco Borges Moreira – Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email | 917148562


 
11º Congresso Nacional da Contratação Pública Eletrónica PDF Imprimir e-mail

OS DESAFIOS DO CÓDIGO DOS CONTRATOS PÚBLICOS

PUBLICADO NO DIA 31 DE AGOSTO PELO DL Nº111/B de 2017


INSCREVA-SE NO 11º CONGRESSO NACIONAL DA CONTRATAÇÃO PÚBLICA ELECTRÓNICA

SAIBA AS NOVIDADES CRÍTICAS SOBRE CONTRATAÇÃO PÚBLICA!


DATA DE REALIZAÇÃO DO 11º CONGRESSO: 26 DE SETEMBRO DE 2017


LOCAL

UNIVERSIDADE LUSIADA DE LISBOA - Rua Da Junqueira 188-198, 1349-001 Lisboa


APOIO

   

Centro de Investigação em Gestão (COMEC — Organizações, Mercados e Competências —)

da Universidade Lusíada


PATROCINADOR ESPECIAL


PATROCINADORES PRINCIPAIS


   
 

 

 

 

 


PARCEIROS

     


1. ORGANIZAÇÃO

   —   


Prof. Luís Valadares Tavares (Comissão do Programa)
Eng. Gonçalo Marques Mendes - APMEP
Dr. Tiago Tavares -  OPET
Eng. Vasco Borges Moreira - APMEP


2. OBJECTIVOS


O objetivo deste congresso consiste em analisar e debater o Código dos Contratos Públicos já publicado a 31 de Agosto de 2017.

Neste Congresso será dada especial atenção às principais alterações nos domínios da inovação dos procedimentos, da generalização da contratação eletrónica, dos novos sistemas  de racionalização das compras públicas, dos modelos de avaliação multi-critério não só baseados no modelo linear mas também no rácio qualidade/ preço tendo em conta a inovação e a sustentabilidade, do " performance based-contracting", do novo regime de trabalhos a mais e a menos e ainda do novo quadro regulatório bem como das novas exigências no que respeita a formação dos dirigentes públicos e empresariais.

Neste Congresso debatem-se ainda as estratégias de prevenção da corrupção e da contratação pública aos diferentes níveis desde o central ao autárquico.

 

 


3.    PROGRAMA

09h30 – 10h30    Sessão de Abertura

•    Boas Vindas pelo Magnífico Reitor da Universidade Lusíada, Prof. Afonso d´Oliveira Martins
•    Intervenção do Senhor Secretário de Estado das Infra-Estruturas, Prof. Guilherme W. d´Oliveira Martins em representação do Senhor Ministro do Planeamento e das Infra-Estruturas
•    “O princípio da concorrência na contratação pública”, Drª. Ana Sofia Rodrigues, Diretora da Autoridade da Concorrência
•    “A inovação na Saúde”, pelo Dr. Artur Mimoso, Vice-Presidente SPMS
•    “As diretivas de 2014 e os mercados públicos nacionais”, Prof. Luís Valadares Tavares – IST, APMEP e OPET
•    Encerramento pelo Sr. Presidente do Tribunal de Contas, Juiz Conselheiro Vítor Caldeira


10h30 – 11.00h    Coffee-Break

11.00h – 11.30h    Mesa Redonda sobre os Desafios Económicos e o Código dos Contratos Públicos

Intervenções de:Dr.ª Margarida Olazabal Cabral (MLGTS), Dr. Afonso Choon (UríaMenèndez Proença de Carvalho) e Dr. Orlando Ferreira (Rodoviária do Tejo, S.A.)

11.30h – 12.00h    Sessão de apresentação do livro do Prof. Luís Valadares Tavares “O Guia da Boa Contratação Pública: As Diretivas de 2014 e o DL 111-B/2017”

•    Apresentadores do livro: Dr. Rui Pena (CMS-RPA) e pelo Dr. Guilherme D’Oliveira Martins (Fundação Calouste Gulbenkian)

12.00h – 13.15h    Mesa redonda sobre: inovação e formação para o código dos contratos públicos

•    “A formação e a interdisciplinaridade na contratação pública” pela Juíza Desembargadora Dr. Cristina Gallego dos Santos (Tribunal Central Administrativo Sul), Prof. Luís Valadares Tavares (IST, APMEP e OPET), Prof. Nuno Cunha Rodrigues(Faculdade de Direito da UL) e Prof. Gonçalo Saraiva Matias (Centro de Lisboa da Faculdade de Direito da UCP)

13.15h – 14.15h    Light Lunch (oferecido aos participantes)

14.15h – 15.30h    Sessão sobre: Como melhorar a contratação pública utilizando o novo código dos contratos públicos?

Mesa: Prof. Luís Valadares Tavares (IST, APMEP e OPET), Prof. Miguel Assis Raimundo (Faculdade de Direito da UL) e Prof. José Antunes Ferreira (IST)
•    Intervenções por:
o    Prof. Miguel Assis Raimundo, Universidade de Lisboa
o    Dr. Jaime Quesado, ESPAP
o    Prof. Lourenço Vilhena de Freitas, Cuatrecasas Gonçalves Pereira

15.30h – 16.30h    Sessão sobreoNovo Código dos Contratos Públicos e a Inovação Tecnológica*

•    “A perspectiva da Vortal: O código dos contratos públicos e a simplificação das plataformas electrónicas”, Dr. Jorge Macara, VORTAL
•    “A EDP e a Economia Digital”, Eng.Carlos Mota Pinto
•    A perspectiva APPC, Eng. Vítor Carneiro (APPC)
•    A perspectiva da Ordem dos Engenheiros, Eng. Carlos Loureiro – Vice Presidente Nacional da Ordem dos Engenheiros

16.30h – 17.15h    Sessão de Encerramento –expectativas e desafios

•    A perspectiva da Ordem dos Advogados, Dr. António Jaime Martins – Presidente do Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados
•    A regulação dos mercados públicos, Dr. Fernando Silva – Presidente do IMPIC
•    Conclusões, Professor Luís Valadares Tavares – IST, APMEP e OPET


 

 

 4. INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES


Inscrições & Facturação – OPET

Dados de Pagamento: O pagamento deve ser efectuado por transferência bancária, para:

Titular da Conta: OPET Observatório de Prospectiva da Engenharia e da Tecnologia
NIB: 001000003765635000160
N.º de Conta: 03765635 - 000 - 001 - Banco BPI - Balcão IST

OPET - Observatório de Prospectiva da Engenharia e da Tecnologia.
Edifício do IST - Gabinete 2 - N9.9
TagusPark, Porto Salvo - 2780 - 990 OEIRAS
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NIPC: 510 962 157


Preço das Inscrições Isentas de IVA, por participante é de :

Sócio APMEP - 137,5 euros
Não Sócio APMEP - 275 euros

Estudantes e Estágiários Profissionais - 25 euros

Sócios da Ordem dos Engenheiros, da Ordem dos Advogados e membros da APPC  também beneficiam da inscrição a preço reduzido de 137,5 euros.


Link Directo para a ficha de Inscrição - INSCRIÇÃO ONLINE


Inscrições & Faturação – OPET
Paulo Tiago Tavares – Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email | 969 557 059

Informações Gerais – APMEP

Gonçalo Marques Mendes – Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email | 915703090

Vasco Borges Moreira – Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email | 917148562



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