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QUAIS OS OBJETIVOS ESTRATÉGICOS PARA A MELHORIA DA INFRAESTRUTURA AEROPORTUÁRIA DA REGIÃO DE LISBOA PDF Imprimir e-mail

DEBATE PROSPETIVO SOBRE O QUE SE PRETENDE DA IAL TENDO EM CONTA OS PRINCIPAIS OBJETIVOS ESTRATÉGICOS, E OS DESAFIOS DO FUTURO, RISCOS E INCERTEZAS!


Local e data: 12 de dezembro de 2023, Universidade Lusíada em Lisboa 


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I. PORQUÊ ESTE DEBATE

A racionalização dos processos de avaliação e de decisão sobre os investimentos nacionais nas principais infraestruturas exige a adoção de metodologias com base científica que evitam os processos ocasionais, efémeros e mal fundamentados ou os sucessivos anúncios esporádicos e contraditórios que tanto prejudicam o desejado desenvolvimento do nosso país.
Ora, talvez os principais erros relativos à melhoria da capacidade aeroportuária da região de Lisboa tenham vindo a corresponder a quatro lacunas graves:
a) Ausência de objetivos estratégicos confundindo-se o que é previsível com o que é pretendido por grupos de interesse.
b) Em contexto de múltiplos fatores de incerteza, adotar projeções estatísticas de tendência em vez de metodologias prospetivas.
c) Ausência de “Business Plans” e de fontes de financiamento realistas sabendo-se quem vai pagar o quê, com base na desculpa de que “o empreendimento paga-se a si próprio”.
d) Erros metodológicos na avaliação muti-critério de que é exemplo avaliação ambiental recente em que uma opção ganhava a outra por “4 critérios contra 3” (!).
O custo para os contribuintes de previsões imaginárias é bem exemplificado por auto-estradas sem tráfego e a hipótese do “paga-se a si próprio” tem saído cara aos contribuintes desde o EURO às SCUTS.
O problema da melhoria da capacidade aeroportuária da região de Lisboa tem vindo a ser considerado pelos sucessivos Governos desde 1969, ano em que foi instituído o Gabinete responsável pelo novo Aeroporto de Lisboa, ainda no Governo de Marcello Caetano (DL 48902 de 8 de março de 1969) e em 2022 foi constituída Comissão par avaliar opções não se conhecendo os objetivos e a estratégia de desenvolvimento que se pretende servir.
Eis porque discutir os objetivos estratégicos e as potencialidades da abordagem prospetiva são essenciais para melhor apoiar as decisões que terão de ser tomadas.
É com este propósito que se promove este debate que não visa discutir a localização do IAL mas sim ouvir os especialistas interessados nas diversas áreas disciplinares desde a Economia Regional e o Urbanismo ao dos Transportes Aéreo e Ferroviário de modo a permitir desenvolver abordagem prospetiva visando elaborar cenários realistas para o desenvolvimento da Região de Lisboa e de Portugal e bem assim qual o papel a desempenhar pela IAL.

Programa Definitivo:


 09h30-09h45


1ª SESSÃO - ABERTURA

Diretor do Centro de Investigação em Organizações, Mercados e Gestão Industrial (COMEGI) da Universidade Lusíada

Prof. Luís Valadares Tavares


 09h45-11h00


2ª SESSÃO - PROSPETIVA E PREVISÕES

A | A METODOLOGIA PROSPETIVA: CERTEZAS, INCERTEZAS E OPÇÕES ESTRATÉGICAS 

Prof. Luís Valadares Tavares

B | ENERGIA E IMPACTOS AMBIENTAIS 

Eng. António Coutinho

C | CENÁRIOS E OPÇÕES PARA A EVOLUÇÃO DO SISTEMA DE TRANSPORTES INTERNACIONAIS DA REGIÃO DE LISBOA

Prof. Fernando Nunes da Silva

D | CENÁRIOS E OPÇÕES PARA A EVOLUÇÃO DOS SISTEMAS URBANÍSTICOS DA REGIÃO DE LISBOA

Prof. José Antunes Ferreira


11h00-11h30


Coffee Break


11h30-13h00


3ª SESSÃO – DEBATE ABERTO

Esperam-se as intervenções dos colegas:

Eng. Carlos Brazão

Dr. Carlos Nunes Lopes 

Dr. David Coelho

Eng. Gonçalo Marques Mendes

Prof. Manuel Ricou

E de colegas pertencentes a Instituições Públicas e Privadas


13h00-13h30


4ª SESSÃO 

Encerramento


Se pretender fazer uma intervenção de 7 minutos na 3ª sessão das 11h45 às 12h45, por favor indique no campo "evento em que se inscreve" da ficha de inscrição.

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