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ENCONTRO NACIONAL DE DEBATE SOBRE O PROJETO DO NOVO CÓDIGO DOS CONTRATOS PÚBLICOS PDF Imprimir e-mail


NOVO CÓDIGO DOS CONTRATOS PÚBLICOS : SEJA DOS PRIMEIROS A SABER  O QUE VAI MUDAR NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, NAS EMPRESAS E NAS PLATAFORMAS INSCREVENDO-SE  NO ENCONTRO DO OPET/ APMEP DE 28 DE SETEMBRO !  


PATROCINADORES PRINCIPAIS 

EDP-COMERCIAL e IMPIC- Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção




PARCERIA NO EVENTO  COM:  APPC - ASSOCIAÇÃO  PORTUGUESA DE PROJETISTAS E CONSULTORES - ORDEM DOS ADVOGADOS ( CONSELHO REGIONAL DE LISBOA ) E ORDEM DOS ENGENHEIROS.




 


 1.    OBJETIVOS


A APMEP e o OPET, na sequência do 10º CONGRESSO NACIONAL da CONTRATAÇÂO PÚBLICA ELETRÓNICA realizado em 21 de Junho de 2016 no ISCTE, sobre a transposição das Diretivas da UE sobre os Mercados Públicos, promovem :


a)    INQUÉRITO ONLINE sobre PROJETO de DIPLOMA divulgado pelo Governo no início de Agosto para o qual se convidam todos os interessados em responder através do link

http://goo.gl/forms/RMjD3XT6SNJHc5Or1.


A SUA OPINIÃO PODE CONTAR: NÃO DEIXE DE RESPONDER AO INQUÉRITO E DE PARTICIPAR NO DEBATE DE 28 de SETEMBRO !


b)    ENCONTRO NACIONAL para DEBATER o PROJETO de DIPLOMA, apresentar os RESULTADOS do INQUÉRITO e preparar PROPOSTA de ALTERAÇÃO a submeter ao GOVERNO

Local - ISCTE no dia 28 de setembro de 2016 - Quarta Feira - 

com o programa seguinte:


2.    PROGRAMA FINAL


09h30 – 11h  - 1ª SESSÃO: AS PERSPETIVAS JURÍDICAS E O INQUÉRITO DA APMEP

•    Boas Vindas, Prof. Luís Valadares Tavares, IST, APMEP, OPET.
•    O projeto de diploma: Intervenções por Profª Maria João Estorninho, Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa; Prof. Miguel Assis Raimundo, Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa; Prof. Nuno Cunha Rodrigues, Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e Dr. Gonçalo Tavares – CMS Rui Pena & Arnaut.
•    Os resultados do inquérito da APMEP e os desafios do novo código dos contratos públicos, Prof. Luís Valadares Tavares, IST, APMEP, OPET .

11h – 11.30h    Intervalo – Coffee Break

11.30h – 12.30h - 2ª SESSÃO: A REGULAÇÃO E OS MERCADOS PÚBLICOS

•    A regulação dos mercados públicos, Dr. Fernando Silva, Presidente do IMPIC - Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção.
•    Intervenções por Eng. Carlos Loureiro, Vice-Presidente Nacional da Ordem dos Engenheiros; Eng. Jorge Meneses, Presidente da APPC - Associação Portuguesa de Projetistas e Consultores; Dr. Artur Mimoso, Vogal Executivo do Conselho de Administração da SPMS - Serviços Partilhados do Ministério da Saúde; Dr.ª Raquel Natário, Diretora do Departamento de Contratação Pública da Câmara Municipal de Sintra
•    Debate

13.00h – 14.00h    Light Lunch – oferecido aos participantes

14.00h – 16.00h  - 3ª SESSÃO: A RACIONALIZAÇÃO DAS COMPRAS PÚBLICAS E A CONTRATAÇÃO ELETRÓNICA

•    A perspetiva da ESPAP, Dr. Jaime Quesado, Presidente da ESPAP - Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública.
•    Os novos mercados públicos digitais inteligentes: visão prospetiva, Prof. António Aguiar Costa, IST, APMEP, OPET.
•    A perspetiva das grandes empresas: Intervenções por Dr. Ferrari Careto, administrador da EDP Soluções Comerciais ; Dr. Orlando Ferreira, Rodoviária do Tejo, Dr. Rogério Campos Henriques, Grupo  Fidelidade, e Dr João Moreira, NOS.
•    A execução dos contratos públicos, Prof. José Antunes Ferreira, IST, APMEP, OPET.
•    A arbitragem nos contratos públicos, Dr Ricardo Guimarães, Linklaters
•    Debate

16.00h – 16.30h    4ª SESSÃO: CONSIDERAÇÕES FINAIS

•    Intervenção por Dr. Jaime Martins, Presidente do Conselho Regional de Lisboa da Ordem dos Advogados.
•    Intervenção por Prof. Luís Valadares Tavares, IST, APMEP, OPET.                                  
•    Encerramento por Sua Excelência o Secretário de Estado das Infraestruturas, Dr. Guilherme d’Oliveira Martins.


3.    INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

Dados de Pagamento: O pagamento deve ser efectuado por transferência bancária, para:

Titular da Conta: OPET Observatório de Prospectiva da Engenharia e da Tecnologia
NIB: 001000003765635000160
N.º de Conta: 03765635 - 000 - 001 - Banco BPI - Balcão IST

OPET - Observatório de Prospectiva da Engenharia e da Tecnologia.
Edifício do IST - Gabinete 2 - N9.9
TagusPark, Porto Salvo - 2780 - 990 OEIRAS
Email: Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email
NIPC: 510 962 157

Preço das Inscrições Isentas de IVA, por participante é de :

Sócio APMEP -  125 euros

Não Sócio APMEP -  250 euros

Estudantes e Estágiários Profissionais - 25 euros

Sócios da Ordem dos Engenheiros, da APPC e da Região de Lisboa da Ordem dos Advogados também beneficiam da inscrição a preço reduzido de  125 euros.

INSCRIÇÕES REABERTAS DEVIDOS A INUMEROS PEDIDOS E SALA MAIOR CONSEGUIDA ! - Será só seguir o seguinte link: http://www.opet.pt/index.php?option=com_forme&fid=6
Informações sobre Inscrições & Faturação – OPET
Paulo Tiago Tavares – Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email | 969 557 059

Se pretender ser sócio APMEP para usufruir do desconto de sócio envie um email a solicitar ser sócio para as Informações Gerais da APMEP  – Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email

Gonçalo Marques Mendes – | 915703090

Vasco Borges Moreira –  | 917148562

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9ºCongresso Nacional de Contratação Pública Electrónica PDF Imprimir e-mail

PROGRAMA FINAL


A Evolução da Formação dos Contratos Públicos: Os Novos Procedimentos, a Regulação e a Arbitragem em Contratação Pública

9 de Dezembro de 2015
Auditório B203 do ISCTE  –  Avenida das Forças Armadas, 1649-026 Lisboa

 Entidades Sponsors do EVENTO


 


com o APOIO do ISCTE e da ASAP e da APPC








I.    OBJETIVOS


Portugal foi pioneiro na adoção da contratação pública electrónica para os concursos públicos desde 2009, surgindo agora novos desafios, não menos importantes, os quais serão apresentados e discutidos neste Congresso o qual se realiza num momento de grandes mudanças na contratação pública electrónica portuguesa, designadamente em consequência da:

A) TRANSPOSIÇÃO DAS NOVAS DIRECTIVAS DOS MERCADOS PÚBLICOS 2014/23/UE; 2014/24/UE; 2015/25/UE, tendo como data limite 18 de Abril de 2016 as quais incluem importantes evoluções, designadamente através da introdução de NOVOS PROCEDIMENTOS de formação de contratos;

B) Evolução do quadro legal português que rege o mercado das plataformas electrónicas devido à publicação da Lei nº 96/2015 de 17 de Agosto e da Lei Orgânica do IMPIC, Decreto-lei nº232/2015 de 13 de Outubro, estabelecendo-se NOVAS REGRAS DE FUNCIONAMENTO E NOVOS PODERES REGULATÓRIOS;

C) Nova possibilidade de recorrer a PROCESSOS DE ARBITRAGEM NA FORMAÇÃO DE CONTRATOS PÚBLICOS prevista no Código do Processo dos Tribunais Administrativos publicado a 2 de Outubro de 2015, Decreto-Lei 214-G/2015.

É pois objetivo deste congresso discutir estes três importantes vetores de mudança na perspetiva múltipla das entidades adjudicantes, das centrais de compras, dos operadores económicos, das plataformas electrónicas e dos escritórios de advogados.

Este Congresso realiza-se no DIA INTERNACIONAL CONTRA A CORRUPÇÃO pelo que inclui também um debate sobre o Estado visto por reputados jornalistas.

 



 II.    PROGRAMA


09h30 – 11h    Sessão de Abertura


•    “Palestra de Abertura”  - Palestra por Sua Excelência o Ministro do Planeamento e das Infra-Estruturas, Dr.Pedro Marques.

•    “Inovação e Mudança na Contratação Pública”, Prof. Luís Valadares Tavares, IST, APMEP e OPET
•    “Os Desafios da Contratação Pública”, Dr. Rui Pena, Presidente da AG da APMEP
•    “A Perspetiva do Tribunal de Contas” pelo Presidente em exercício do Tribunal de Contas, Juiz Conselheiro Carlos Alberto Morais Antunes


11h – 11.30h    Intervalo


11.30h – 13.00h    Sessão sobre Regulação do Mercado das Plataformas Electrónicas e Novos Processos de Arbitragem na Formação dos Contratos Públicos


Mesa presidida pelo Dr. Fernando Silva Presidente do IMPIC e pelo Dr. Rui Pena, RPA & Associados


•    “Os Desafios Estratégicos do IMPIC”, Fernando Silva, IMPIC
•    “As Novas Perspetivas de Arbitragem da Contratação Pública em Portugal”, Dr. Rui Pena, RPA e Associados, Prof. Aroso de Almeida, Centro do Porto da Universidade Católica Portuguesa


13.00h – 14.00h    Almoço Livre


14.00h – 15.30h    Sessão sobre Inovação e Contratação


Presidida por Sua Excelência o Secretário de Estado da Saúde,Dr Manuel Delgado e que inclui o Prof Antunes Ferreira (IST) e Eng. Vítor Carneiro


•    Atribuição do Prémio “Programa para a Excelência nas Compras da Administração Pública”, APMEP; Faculdade de Direito da Escola de Lisboa da UCP ; Vortal
•    “A Perspetiva da Associação Portuguesa dos Projetistas e Consultores”, Eng. Vitor Carneiro, Presidente da APPC
•    “Inovação e Contratação no Grupo EDP”, Eng. Luís Marques Ferreira, EDP Valor


15.30h – 16.30h    Mesa Redonda sobre: A Visão dos Media sobre o Estado e a Contratação Pública


Mesa presidida pelo Jornalista Paulo Ferreira, e com a participação dos Jornalistas Helena Garrido, Diretora do Jornal de Negócios, Bruno Faria Lopes, Sub-diretor do Diário Económico, Rui Oliveira Marques, Co-autor do blogue “Má Despesa Pública”


•    Qual a Imagem do Estado como Comprador?
•    Como tem Evoluído a Transparência dos Negócios Públicos?
•    Como Combater a Corrupção e Promover a Participação dos Cidadãos?


16.30h – 17.00h    Coffee-break


17.00h  –  18.15h    Sessão sobre Novos Procedimentos e Catálogos Electrónicos em Sectores Prioritários


Mesa presidida pelo Prof.Manuel Ricou ( AMA ) e pelo Dr.Jaime Quesado ( ESPAP )


•    “Os Desafios Estratégicos da ESPAP”, Dr. Jaime Quesado, Presidente da ESPAP

•   "  Inovação na Descentralização e na Digitalização dos Serviços Públicos " pelo Prof. Manuel Ricou , AMA-Agência de Modernização Administrativa.

•    “O Desafio da Internacionalização das TICs”, Eng. Vasco Lagarto, Diretor Geral do Cluster TICE

•    “Inovação e Compras Eletrónicas: a experiência da EFACEC”, Engenheiro Paulo Vaz, Director de Compras e de Logística da EFACEC.

•    “Encerramento” pelo Dr. João Carvalhinho, Direção da ASAP e pelo Prof. Luís Valadares Tavares, IST, APMEP e OPET


IV.    INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES


Inscrições & Facturação – OPET

 

Preço das Inscrições Isentas de IVA, por participante é de :

Sócio APMEP - 100 euros

Não Sócio APMEP - 150 euros

Estudantes e Estágiários Profissionais - 25 euros

Link Directo para a ficha de Inscrição


Informações Gerais – APMEP

Gonçalo Marques Mendes – Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email | 915703090

Vasco Borges Moreira – Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email | 917148562


 
1 - Seminários - Contratação Pública Electrónica - 2015 PDF Imprimir e-mail

A - Seminário “O Novo Modelo do Mercado da Contratação Pública Electrónica”

18 Fevereiro no InCI em Lisboa
APMEP e OPET, com o apoio institucional do InCI
Data e Local: 18 de Fevereiro das 9h30 às 13h00, nas instalações do InCI – Av. Júlio Dinis, 11, 1069-010 Lisboa


 A.1 - Objectivos


O novo diploma sobre o regime jurídico da contratação pública electrónica, cuja aprovação se prevê para breve vai introduzir alterações importantes no modelo de prestação dos serviços pelas plataformas, e, consequentemente, também exigirá o estabelecimento de novas orientações estratégias para o desenvolvimento de novos modelos de negócio para as empresas gestoras destas plataformas, e que tão importantes são na concretização de todo o projecto da contratação pública electrónica em Portugal, o qual é um caso de referência a nível internacional.

Eis porque a APMEP em parceria com o OPET organizam este Seminário, que conta com o apoio institucional do INCI e que visa contribuir para os objectivos seguintes:

a)        Analisar os impactos do novo regime nos modelos de negócio das plataformas electrónicas;

b)        Analisar os impactos e as modalidades dos modelos de interoperacionalidade a desenvolver;

c)        Discutir novas oportunidades de melhoria da contratação pública electrónica e de desenvolvimento para as plataformas

A.2 - Programa

9h00 – 9h30 Registo

9h30 – 9h50 Palavras iniciais do Presidente do InCI, Dr. Fernando Silva, sobre os desafios da contratação pública electrónica em Portugal

9h50 – 10h10 A perspectiva da ESPAP pelo Sr. Presidente da ESPAP, Dr. Jaime Quesado

10h10 – 10h30 Novas oportunidades e os desafios da interoperacionalidade, pelo Presidente da APMEP, Professor Luís Valadares Tavares

10h30 – 11h00 Coffee Break

11h00 – 12h00 Intervenção pelos representantes das plataformas electrónicas:

http://simap.europa.eu/ojs_esenders/list_of_ojs_esenders/acingov.png

http://blog.amarportugal.com.pt/wp-content/4c544_Gatewit.jpg
 http://images.static.sonae.com/2014/07/31/38f25a998a0fe6b4e2caf599b39c7b6f4ef2625b/38f25a998a0fe6b4e2caf599b39c7b6f4ef2625b.jpeg?download=1 http://www.cedt.eu/images/542_800x800.jpg

12h00 – 13h00 Debates e Conclusões


B - Seminário “O Novo Código do Procedimento Administrativo: Principais Alterações e Desafios para a Contratação Pública Electrónica”


25 Fevereiro no InCI em Lisboa
APMEP e OPET, com o apoio institucional do InCI
Data e Local: 18 de Fevereiro das 9h30 às 13h00, nas instalações do InCI – Av. Júlio Dinis, 11, 1069-010 Lisboa


B.1 - Objectivos


A recente aprovação do Novo Código do Procedimento Administrativo vai introduzir alterações importantes designadamente no que respeito aos processos inerentes à contratação pública, pelo que importa discutir as suas implicações.
Este seminário será coordenado pelo Sr. Dr. José Luís Esquível do Escritório Esquível Associados e contará com a participação de especialistas associados à Comissão que preparou a nova versão do Código e também membros da Justiça Administrativa.


B.2 - Programa



9h30 – 9h50     | Palavras de Boas Vindas

    Sr. Presidente do InCI, Dr. Fernando Silva;
    Sr. Presidente da APMEP, Prof. Luís Valadares Tavares

9h50 – 10h45     | Apresentação dos Principais Desafios e Alterações

    Dr. José Luís Esquível – Esquível Advogados;
    Dra. Marta Cunha – Esquível Advogados

10h45 – 11h15     | Coffee-Break

11h15 – 12h45     | Mesa Redonda presidida pelo Sr. Presidente da APME: Prof. Luís Valadares Tavares

   Exmª. Juíza Desembargadora , Dra. Maria Gallego dos Santos. ; 
    Prof. Sérvulo Sérvulo Correia – Sérvulo & Associados;
    Dr. José Luís Esquível – Esquível Advogados

12h45 – 13h00     | Encerramento


Inscrições para os 2 Seminários sobre Contratação Pública Electrónica:


As inscrições podem fazer-se em WWW.OPET.PT

mediante o seguinte link:

http://www.opet.pt/index.php?option=com_forme&fid=6

Cada seminário implica um custo, cujo preço da inscrição isenta de IVA, por participante é de :

Sócio APMEP - 30 euros

Não Sócio APMEP - 60 euros

Sobre Mais informações, para ser se sócio da APMEP, através de :

Gonçalo Marques Mendes – Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email
Paulo Tiago Tavares –  Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email
Vasco Borges Moreira – Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email


Notas - Os Seminários realizar-se-ão em Lisboa a dia 18 e 25 de Fevereiro entre as 9h00 e as 13h, nas instalações do InCI, estando abertos a todos os interessados. Os membros colectivos da APMEP podem convidar até 5 participantes sem pagamento de inscrição. Os membros individuais usufruem de inscrição reduzida de 30€(isentos de IVA). Para os não membros a inscrição será de 60€ (isentos de IVA).

Poderá também inscrever-se como sócio da APMEP, indicando as seguintes informações:

Nome, Morada, Número de Contribuinte, e acompanhado de transferência bancária para:

0010 0000 42859910001 25 (Banco BPI). bastando para tal enviar um email com um pedido para Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o JavaScript terá de estar activado para que possa visualizar o endereço de email

A quota de Sócio da APMEP tem como valores:

Sócio colectivos – quota de 500€/ano

Sócios individuais – quota de 40€/ano


 
3rd European Conference on e-Public Procurement (ECPP) PDF Imprimir e-mail

3rd European Conference on e-Public Procurement (ECPP)
The Process of Transposition of the New Directives on Public Procurement
19th May 2015 – Porto



CONFERENCE VENUE: BIBLIOTECA ALMEIDA GARRETT, PORTO

 

Under the support of PORTO MUNICIPALITY


REGISTRATION FORM


1.    Objectives


The objectives of this 3rd European Conference on e-Public Procurement are:


A.    Comparing and discussing the approaches to transpose the New Directives 2014/23/UE, 2014/24/UE and 2014/25/UE of the European Parliament and of the Council which set up challenging deadlines for the dissemination of e-Public Procurement across Europe:

a)    E-noticing with full access to procedure documents at the time of transposition;


b)    Full e-tendering for CPBs until 18th April 2017;


c)    Full e-tendering for any public contracting authority until 18th October 2018.



B.    Discussing the implications of the single digital market on public procurement;


–    Presenting the new advances of e-procurement available through software as a Service (SaaS), offered by major providers;


–    Identifying major macro-economic benefits due to the dissemination of e-public procurement;


–    Discussing alternative strategies to simplify and to overcome e-procurement obstacles;


–    Presenting e-procurement impacts on innovation and on SMEs access to public markets;


–    Assessing major impacts of e-public procurement, namely on transparency and public savings;


2.    Deadlines



A –Submission of Abstracts until 15th April 2015;


B – Acceptance/ Rejection decision until 30th April 2015;


C – Conference: 19 May 2015.


3.    Program Chair


Professor Luís Valadares Tavares, portugal – OPET and University of Lisbon, IST

4.    Program Contents


8h30 – 9h30    Registration

9h30 – 11h00    Opening and Plenary Session I - The Strategy EU2020 and the New Directives
Chair: Luís Valadares Tavares and Maria Manuel Leitão Marques

•    Welcome Address – Emídio Gomes, President of CCDRN (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte),  Portugal
•    Policy, governance and technical challenges to implement eProcurement smartly – Nikita Stampa, Head of Economic analysis and e-Procurement Unit at the DG Internal Market and Services, European Commission
•    The New Directives and the New European Public markets: Innovation and accessibility – Luís Valadares Tavares, President of OPET (Portuguese Observatory of Technology Foresight) and APMEP (Portuguese Association of Public Markets), Portugal
•    EU Building Information Modelling: Public purchasing power drives sector Transformation and efficient public works projects – Adam Matthews, Head of EU and International UK BIM Task Group, United Kingdom
•    Public Sector Innovation: Barriers and Challenges – Maria Manuel Leitão Marques, Full Professor at University of Coimbra, Portugal

11h00 – 11h30    Coffee Break

11h30 – 13h00    Parallel Sessions (Each Presentation: 10 minutes)
Auditorium – Session A1 | e-Procurement: Innovation Management and Evaluation
Chair: Manuel Ricou

•    Multicriteria Models to promote Quality and Reputation in Public e-marketplaces – Amílcar Arantes, Professor at University of Lisbon Técnico, Portugal, António Aguiar Costa, Professor at University of Lisbon Técnico, Portugal, Luís Valadares Tavares, Professor at University of Lisbon Técnico, Portugal
•    How should European contracting authorities procure, evaluate and select R&D services? – Rui Patrício, CEO of Digitalflow, Portugal
•    Technical Standards And Indicators, Essential Elements To Support E-Procurement On Public Works – Eng. Pedro Mêda, Instituto da Construção, Portugal, Hipólito de Sousa, Professor at University of Porto FEUP, Portugal, Joaquim Moreira, Instituto da Construção, Portugal,
•    Central purchasing bodies and their idiosyncrasies in the Spanish healthcare market – Sara Castelo, Tesera de Hospitalidad, Spain
•    Leagile e-Procurement – Bernardo Nicoletti, Università di Roma Tor Vergata, Italy
Room Schumann – Session A2 | How to improve e-Procurement?
Chair: José Antunes Ferreira
•    The impact of the new directives on the special sectors – Diogo Duarte Campos, Lawyer at PLMJ
•    Interoperability in the pre-award: a pragmatic approach – Miguel Sobral, President of EUPLAT (European Association of Public eTendering Platform Providers)
•    Data protection aspects of public procurement – Tünde Tátrai, Professor at Corvinus University of Budapest, Hungary
•    eProcurement Options – Making the Right Choice – Peter Smith, Director at Spend Matters Europe, United Kingdom
•    Benefits of performance-based contracts within framework agreements – Ricardo Spínola, Senior Consultant, CISED, Portugal, Francisco Regateiro, Professor at University of Lisbon Técnico, Portugal, José Antunes Ferreira, Professor at University of Lisbon Técnico, Portugal
•    Difficulties and impacts of e-public procurement in Portuguese public contracting authorities: A longitudinal survey 2010 -2012 – Amílcar Arantes, Professor at University of Lisbon Técnico, Portugal, António Aguiar Costa, Professor at University of Lisbon Técnico, Portugal, Luís Valadares Tavares, Professor at University of Lisbon Técnico, Portugal

13h00 – 14h00    Light Lunch  - offered to registered participants

14h00 – 15h30    Plenary Session II – Rationalization, Interoperability and Technologic Development (Each Presentation: 15 minutes)
Chair: Jaime Quesado and Luís Valadares Tavares

•    The Impacts of the New Directives on Electronic Public Procurement in Portugal – Isabel Rosa, inci, Portugal
•    Procurement Excellence Program – Supporting governments in achieving savings from buying better with eTendering Solutions – Rui Ramos, Vortal, Portugal
•    Challenges and Strategies of ESPAP – Jaime Quesado, President of ESPAP, Portugal
•    Challenges and Opportunities in Public e-Procurement  – Filipe Gonçalves, Legal Office Coordinator of Gatewit, Portugal
•    Driving Innovation and Partnerships with Suppliers – Luís Ferreira, EDP Energy Group, CPO, Portugal, António Jantarada, EDP Energy Group, Portugal
•    e-commerce – New opportunities for internationalization – José Vital Morgado, AICEP, Executive Director, Portugal

15h30 – 16h00    Coffee Break including Port Wine Experience

16h00 – 17h45    Plenary III – The Process of Transposition of the New Directives (Each Presentation: 10 minutes)
Chair: Fernando Silva and Luís Valadares Tavares

Presentation of the developments of the process of transposition of the new directives on the EU Member states:
•    Germany – Rainer Noch, Associated partner of the law office Oppler Hering Rechtsanwälte
•    Italy – Gustavo Piga, Professor at University of Rome “Tor Vergata”, Italy
•    Finland – Petteri Pohto, Hansel Ltd., Finland
•    France – Luís Valadares Tavares, President of OPET (Portuguese Observatory of Technology Foresight) and APMEP (Portuguese Association of Public Markets), Portugal
•    Spain – Sara Castelo, Tesera de Hospitalidad, Spain
•    United Kingdom – Pedro Telles, Senior Lecturer at Swansea University , United Kingdom
•    Netherlands – Mariëlle van der Keur, tender Services Group, Netherlands
•    Portugal – David Coelho, Lawyer and Partner at Pedro Raposo & Associados, Portugal

17h45 – 18h30    Closing and Plenary Session IV – Internationalization and the Economics of E- Public Procurement
Chair: Guilhermina Rego and Luís Valadares Tavares

•    The Road Ahead – Gustavo Piga, Professor at University of Rome “Tor Vergata”, Italy
•    Final Remarks – Luís Valadares Tavares, President of OPET (Portuguese Observatory of Technology Foresight) and APMEP (Portuguese Association of Public Markets), Portugal
•    Final words by Guilhermina Rego, Vice-president of the Municipality of Porto

5.    Organizing Committee


Luís Valadares Tavares, Gonçalo Marques Mendes, Tiago Tavares, Vasco Borges Moreira.


6.    Major Themes


The Process of Transposition of the New Directives on Public Procurement


·    E-Public Procurement across the World


·    E-Public Procurement Policies


·    Specialized Developments


7.    Sponsorship


Institutions and e-platforms are invited to sponsor this Conference.


Each sponsor will have the possibility of displaying his material on a table in the entrance hall and 30 minutes for presentations.


Program and all material (website, brochures, etc.) will include the logo of each sponsor.
Further details from 3rd European Conference on e-Public Procurement will be available soon.


8.    Registration


All participants including those presenting contributions have to register through www.opet.pt and:

a)    Registration fee until 15Mar 2014: 350 euros;


b)    Registration fee from 16Mar 2014: 500 euros.


Registration should be completed by bank transfer to BPI BANK (IBAN - PT50 0010 0000 3765 6350 0016 0 |SWIFT/BIC CODE – BBPIPTPL).


9.    Enquires


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Porto won the European Competition of Best Destination on 2014

  10.    Location


This conference will take place in Porto at Biblioteca Almeida Garret – Rua de D. Manuel II - Jardins do Palácio de Cristal - 4050-239 Porto. For a Google maps location,

click here.


It is located on central Porto and it served by excellent public transportation network. To reach the Building where the Conference is held you should enter the gardens and follow the signs to Biblioteca Almeida Garret.


11.    How to get there?


Airport

From Porto Airport to where the Conference is being held it’s a 17 minutes drive. You have several alternatives when reaching the airport, such as Taxi, Bus and Metro. The Airport is located at: Aeroporto Francisco Sá Carneiro, 4470-558 Maia.

Taxi
Taxis allow you to arrive at Biblioteca Almeida Garret from any point in the city, but of course the tariff also increases according to the distance, traffic and day time. A trip from the Airport to the Conference Location is around 12 euros.

Metro
The city of Porto has Metro from the airport coming directly to the center. From the airport to the Conference venue, you should take the Line E (taking about 23 minutes) and exit at the stop Carolina Michaelis.


For further information please visit the Porto Metro website,

clicking here.


12.    Where to stay? Hotel & Accommodations


Porto has an excellent offer of hotels and places to stay. We have selected some hotels with good quality-price equilibrium; most of them fairly close to the Conference location.
Please note that other events, such as Rally Portugal, are taking place in Porto on the same week, and so advanced booking is strongly recommended!
We negotiated special conditions for our participants with one hotel and to benefit from these conditions book directly with the Hotel, indicating that you are participating in the “3rd European Conference on e-Public Procurement”.

  • Hotel Vincci Porto 4*    - This Hotel has Special Price Conditions for Congress participants booking before 27 March 2015: 129€ Double Room; 119€ Single Room.

 
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