QUAIS OS OBJETIVOS ESTRATÉGICOS PARA A MELHORIA DA INFRAESTRUTURA AEROPORTUÁRIA DA REGIÃO DE LISBOA |
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DEBATE PROSPETIVO SOBRE O QUE SE PRETENDE DA IAL TENDO EM CONTA OS PRINCIPAIS OBJETIVOS ESTRATÉGICOS, E OS DESAFIOS DO FUTURO, RISCOS E INCERTEZAS! Local e data: 7 de dezembro de 2023, Universidade Lusíada em Lisboa I. PORQUÊ ESTE DEBATE
A racionalização dos processos de avaliação e de decisão sobre os investimentos nacionais nas principais infraestruturas exige a adoção de metodologias com base científica que evitam os processos ocasionais, efémeros e mal fundamentados ou os sucessivos anúncios esporádicos e contraditórios que tanto prejudicam o desejado desenvolvimento do nosso país. Ora, talvez os principais erros relativos à melhoria da capacidade aeroportuária da região de Lisboa tenham vindo a corresponder a quatro lacunas graves: a) Ausência de objetivos estratégicos confundindo-se o que é previsível com o que é pretendido por grupos de interesse. b) Em contexto de múltiplos fatores de incerteza, adotar projeções estatísticas de tendência em vez de metodologias prospetivas. c) Ausência de “Business Plans” e de fontes de financiamento realistas sabendo-se quem vai pagar o quê, com base na desculpa de que “o empreendimento paga-se a si próprio”. d) Erros metodológicos na avaliação muti-critério de que é exemplo avaliação ambiental recente em que uma opção ganhava a outra por “4 critérios contra 3” (!). O custo para os contribuintes de previsões imaginárias é bem exemplificado por auto-estradas sem tráfego e a hipótese do “paga-se a si próprio” tem saído cara aos contribuintes desde o EURO às SCUTS. O problema da melhoria da capacidade aeroportuária da região de Lisboa tem vindo a ser considerado pelos sucessivos Governos desde 1969, ano em que foi instituído o Gabinete responsável pelo novo Aeroporto de Lisboa, ainda no Governo de Marcello Caetano (DL 48902 de 8 de março de 1969) e em 2022 foi constituída Comissão par avaliar opções não se conhecendo os objetivos e a estratégia de desenvolvimento que se pretende servir. Eis porque discutir os objetivos estratégicos e as potencialidades da abordagem prospetiva são essenciais para melhor apoiar as decisões que terão de ser tomadas. É com este propósito que se promove este debate que não visa discutir a localização do IAL mas sim ouvir os especialistas interessados nas diversas áreas disciplinares desde a Economia Regional e o Urbanismo ao dos Transportes Aéreo e Ferroviário de modo a permitir desenvolver abordagem prospetiva visando elaborar cenários realistas para o desenvolvimento da Região de Lisboa e de Portugal e bem assim qual o papel a desempenhar pela IAL.
I. PROGRAMA PRELIMINAR
09h30m – 09h45m
1ª SESSÃO - Abertura
Abertura do Debate Diretor da Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais Prof. João Oliveira Soares Diretor do Centro de Investigação em Organizações, Mercados e Gestão Industrial (COMEGI) da Universidade Lusíada Prof. Luís Valadares Tavares
09h45m – 10h45m
2ª SESSÃO - PROSPETIVA E PREVISÕES A | A METODOLOGIA PROSPETIVA: CERTEZAS, INCERTEZAS E OPÇÕES ESTRATÉGICAS Prof. Luís Valadares Tavares B | CENÁRIOS E OPÇÕES PARA A EVOLUÇÃO DO SISTEMA DE TRANSPORTES INTERNACIONAIS DA REGIÃO DE LISBOA Prof. Fernando Nunes da Silva C | CENÁRIOS E OPÇÕES PARA A EVOLUÇÃO DOS SISTEMAS URBANÍSTICOS DA REGIÃO DE LISBOA Prof. José Antunes Ferreira D | AS PREVISÕES ESPECIALIZADAS PARA A DEMANDA DE TRÁFEGO AÉREO NA REGIÃO DE LISBOA Prof. Carmona Rodrigues e Eng. Carlos Brazão
10h45m – 11h15m
Coffee Break
11h45m – 12h45m
3ª SESSÃO - Debate Aberto
12h45m – 13h30m
4ª SESSÃO - Encerramento
INSCRIÇÕES GRATUITAS ONLINE - INSCRIÇÃO ONLINE Se pretender fazer uma intervenção de 7 minutos na 3ª sessão das 11h45 às 12h45, por favor indique no campo "evento em que se inscreve" da ficha de inscrição.
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